Concrete, Cement, Wall, Grey, Texture, Background
红蓝抖音社交媒体icon
phone rings colored icon
Youtube Official Icon
White Arrow Right Element

CLICK E SAIBA MAIS

CASA DO MENOR TRABALHADOR

Somos uma ONG que, há mais de 35 anos, se dedica a ajudar jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social.

Oferecemos cursos profissionalizantes para jovens com idades entre 16 e 21 anos, além de proporcionar um espaço de convivência para crianças do Ensino Fundamental I, com idades entre 6 e 10 anos.

Ripped Paper Frame
Concrete, Cement, Wall, Grey, Texture, Background

BIOGRAFIA

A Casa do Menor Trabalhador teve sua origem em 1987, inspirada pela mística da Pastoral do Menor, que ecoava o tema da Campanha da Fraternidade daquele ano: "...Quem Acolhe o Menor a mim Acolhe...". A ideia surgiu após o reconhecimento do trabalho realizado em Natal por duas Filhas da Caridade, Irmã Lúcia Montenegro e Irmã Hilda Saldanha. A então Provincial, Irmã Heloísa Maia, doou parte do terreno do Externato Dom Marcolino Dantas para a construção da casa que serviria como apoio ao trabalho com meninos de rua.


Com o apoio de Dom Eugênio Sales, foram obtidos recursos do Governo Federal para erguer o núcleo inicial da Casa. Desde sua inauguração em 5 de outubro de 1987, a obra vem funcionando regularmente, tendo sua área construída aumentada em mais de 90% desde então.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA

PRÓ-FORMAÇÃO

APRENDIZAGEM

Concrete, Cement, Wall, Grey, Texture, Background

Missão

Oferece redução inovadora, fundamentada na tradição vicentina, que promova a excelência humana, acadêmica e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável.

valores

  • RESPEITO - Escutar compreendendo as necessidades de cada colaborador, aluno e parceiro.
  • SUSTENTABILIDADE - Tomar decisões com autonomia e análise de impacto da solução e das possíveis consquências.
  • CONHECIMENTO - Aprender, gerar e compartilhar conhecimento.
  • RELACIONAMENTO - Criar laços de proximidade com as pessoas estabelecendo confiança e comprometimento.
  • PRAZER - Construir um ambiente encantador, vibrante e feliz, para que todos tenham orgulho de fazer parte da instituição.
  • INOVAÇÃO - Criar o futuro e reciclar o passado.
  • CARINHO - Agradecer, reconhecer e valorizar a importância das pessoas.
Purpose vector icon

Visão

Alcançar o status de escola modelo do Ensino Regular do 1º ao 5º ano. Ser reconhecida como organização educacional de referência no segmento de Qualificação Profissionalizante para jovens aprendizes na cidade de Natal.


Concrete, Cement, Wall, Grey, Texture, Background
Organic Irregular Blob with Drop Shadow
Stripe of brush paint

ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA

O Espaço de Convivência Santa Catarina Labouré é aonde acolhemos cerca 240 crianças que estão entre o 1º e o 5º ano do fundamental I em estado de vulnerabilidade social, fornecendo alimentação e oficinas recreativas como música, ballet, futsal, judô, arte, robótica, português e matemática em seu contra turno escolar.

Stripe of brush paint

COMO MATRICULAR?

Para que uma criança possa ter acesso ao Espaço de Convivência, é necessário que esteja matriculada na Escola Estadual Casa do Menor Trabalhador de Natal. Em seguida, ela passará por uma entrevista social e, caso atenda aos critérios estabelecidos, será matriculada no espaço. Este processo visa garantir que as crianças que frequentam o Espaço de Convivência atendam às necessidades e requisitos específicos estabelecidos pela instituição.

Concrete, Cement, Wall, Grey, Texture, Background
PROJETOS
Painted Irregular Shape

SEGURANÇA ALIMENTAR DO FINAL DE SEMANA

Stripe of brush paint

PADRINHOS POR AMOR

O Projeto Padrinhos Por Amor tem como principal objetivo oferecer apoio às crianças acolhidas em nosso espaço de convivência. Isso é alcançado por meio do apadrinhamento dessas crianças, proporcionando um auxílio mensal que contribui para sua manutenção e permanência em nossa instituição.

Considerando a realidade das necessidades de nossas crianças, estamos lançando este projeto com o objetivo de garantir que elas tenham segurança alimentar mesmo fora de nossa instituição. Assim, todas as sextas-feiras, realizamos a entrega de alimentos para o final de semana das crianças acolhidas.

Click aqui e conheça mais sobre o padrinhos por amor

Stripe of brush paint

CENTRAL DE DOAÇÃO

Além desses projetos, contamos com nossa Central de Doações, que atua como intermediária entre nossos benfeitores e nós, garantindo um recebimento eficiente das contribuições. Se você sentir o desejo de contribuir, seja por meio de doações em dinheiro ou de outras formas, basta entrar em contato. Seu gesto pode fazer toda a diferença.

Concrete, Cement, Wall, Grey, Texture, Background
PRÓ FORMAÇÃO

Nossos cursos de Pró-Formação são programas profissionalizantes com duração de 5 meses e meio, projetados para capacitar jovens visando sua entrada no mercado de trabalho, conforme previsto na Lei 10.097/2000, popularmente conhecida como Lei da Aprendizagem. Durante ou após o curso, os participantes têm a oportunidade de ingressar em uma das empresas parceiras, dando continuidade ao seu desenvolvimento profissional.

CURSOS E PRÉ REQUISITOS
  • ASSISTENTE ADMNISTRATIVO: ter 16 a 21 anos está cursando ou ter concluído o ensino médio;
  • GARÇOM: ter 18 a 21 anos está cursando ou ter concluído o ensino médio;
  • HOTELARIA: ter 18 a 21 anos está cursando ou ter concluído o ensino médio;
  • COSTURA: ter 18 a 21 anos está cursando ou ter concluído o fundamental II ou médio;
  • MIDIAS SOCIAS: ter 16 a 21 anos está cursando ou terconcluído o ensino médio;
  • AUXILIAR DE LIMPEZA: ter 18 a 21 anos está cursando o fundamental II ou médio;
Concrete, Cement, Wall, Grey, Texture, Background
COMO ME INSCREVER

As inscrições para nossos cursos ocorrem em dois períodos ao longo do ano: de 01 a 15 de maio e de 01 a 15 de outubro. Durante esses períodos, os interessados devem garantir que possuam toda a documentação necessária listada abaixo.

Em seguida, basta clicar no botão indicado como "Inscrições Abertas", preencher o formulário disponível e acompanhar atentamente as datas e prazos estabelecidos.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de escolaridade (declaração, histórico ou certificado);
  • Carteira de trabalho digital;
  • Responsável com RG/CPF (mesmo o jovem sendo maior de 18 anos).
Brushstroke Arrow Smooth Curve Down
Computer Mouse Click
Loop Arrow Going Up
Hand Drawn Brushstroke Arrows
Concrete, Cement, Wall, Grey, Texture, Background
Black Paint Splash

#APRENDIZAGEM

LEI DA APRENDIZAGEM

A Lei da Aprendizagem tem como objetivo promover a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio da capacitação técnico-profissional. Ela estabelece que empresas de médio e grande porte devem contratar um percentual de aprendizes, cuja proporção é determinada com base no número total de empregados da empresa.

Você representa uma empresa e está curioso para saber mais sobre como funciona a Lei da Aprendizagem? É simples! Basta preencher o formulário clicando em "Quero Contratar" e entraremos em contato para fornecer todas as informações necessárias. Estamos aqui para ajudar sua empresa a entender e aproveitar os benefícios desta legislação e contribuir para a formação de jovens talentosos. Aguardamos o seu contato!

Loop Arrow Going Up
Brushstroke Arrow Smooth Curve Down
Computer Mouse Click
Hand Drawn Brushstroke Arrows
Concrete, Cement, Wall, Grey, Texture, Background
Breaking News

NOTÍCIAS