Curso de Garçom (CBO: 5134-05)

Descrição Sumária
Atendem os clientes, recepcionando-os e servindo refeições e bebidas em restaurantes,bares, clubes, cantinas, hotéis, eventos e hospitais; montam e desmontam praças, car rinhos, mesas, balcões e bares; organizam, conferem e controlam materiais de trabalho,bebidas e alimentos, listas de espera, a limpeza e higiene e a segurança do local detrabalho; preparam alimentos e bebidas, realizando também serviços de vinhos.

Condições Gerais de Exercício
Os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado,com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomos com comissão.atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação,saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. trabalham emequipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão permanente.algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveisdurante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação deestresse. eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.

Objetivo do Curso

OBJETIVOS GERAIS

O objetivo desse curso é promover socialmente jovens entre 18 e 24 anos incompletos através da qualificação profissional, inserindo-os no mercado de trabalho, mediando e articulando ações junto as políticas públicas para a juventude, ampliando o grau de conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Executar ações de qualificação profissional, promovendo a inserção do jovem no mercado formal de trabalho, além de incentivar o retorno, a permanência, e a ascensão acadêmica destes jovens.

Requisitos

Idade

18 a 22 Anos

Escolaridade

Programa do Curso

Conteúdo Básico

COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA; LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS

Elementos de comunicação: – receptor; – emissor; – meio; – mensagem; – código. Diversidade de textos: – bilhetes; – diários; -receitas; – estórias; – músicas; jornais; – textos informativos; – relatos. O valor da leitura. Comentário de Fatos acontecidos e/ou vivenciados do cotidiano. Dramatização de histórias. Histórias Lidas. Histórias Contadas. Histórias Vivenciadas. Paráfrase.
Relatos e Discursos. Contos. Criação de textos em estudo. Narração e reprodução de histórias. Oralidade. Exercícios para desobstrução da fala. Trava-lÍnguas. Leituras diversas (notícias, poesias, discursos, reportagens etc.). A mídia (noticia, instituto de pesquisa).

INCLUSÃO DIGITAL

Tecnologia como inserção social; Noções de princípios aplicativos (pacote office e outlook); Windows, Internet-Navegação e montagem de email; Word-elaboraçaõ e formatação de textos; Excel-elaboração de planilhas, execução de fórmulas e gráficos. Ferramentas e aplicativos, comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento e dados para realização de cópia de segurança (backup).

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO; INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS ESTATÍSTICOS

A história dos números. Cálculo mental; As quatros operações. Numeração Indoarábica. Raciocínio Lógico Matemático. Porcentagem. Juros simples. Geometria. Compreensão do sistema decimal. Compreensão de sentenças matemáticas. Estrutura de Raciocínio Fracionário. Jogos de Raciocínio. Resolução de Problemas. Números racionais. Probabilidade. Regras de sinais. Regras de três simples. – Interpretação e análise de dados estatísticos. Grandezas físicas. exatidão em medição, interpretação e análise de dados estatísticos, gráficos.

DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA RELACIONADA AO MUNDO DO TRABALHO

Culturas; diversidade cultural; respeito; aceitação; grupos humanos. -Culturas juvenis; juventudes, decisão, entrevista, organização, participação. A diversidade e a experiência de fazer juntos. Diversidade. Realidade local cultural e lazer (cultura; localismo e universalismo; ver e olhar, folclore).

ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO E CONTROLE DO PROCESSO DE TRABALHO

Organização e planejamento; Globalização e tecnologia; Conhecendo contratos de trabalho e emprego; Conhecendo tipos de empresas; Montando currículos; Identidade. Relações humanas no trabalho. O trabalho visto como necessidade básica do homem. Valor do Trabalho e Necessidade do Trabalho. Orientação para o trabalho. Perfil do Trabalhador moderno. Hierarqui a. Respeito à propriedade alheia. Identificar os tipos de Propriedades: Públicas e Privadas. Preservar e respeitar as propriedades. Relações interpessoais no trabalho. Trabalho e aprendizagem. Você é sua própria vitrine.

DIREITOS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIOS

Legislação e Saúde no Trabalho. Legislação Trabalhista. Conhecimento de práticas do mundo do trabalho; Empregador e empregado, Direitos de seguridade social, deveres, constituição. Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS); Livro ou ficha de registro de empregados; Contrato individual de trabalho; Jornada de trabalho; Intervalos para descansos; Intervalo para repouso ou alimentação; Intervalo entre as jornadas de trabalho; Repouso semanal; Data do pagamento; Gratificação natalina ou décimo terceiro salário; Valor do décimo terceiro salário; Faltas justificadas ao serviço e férias. O contrato de aprendizagem; Lei nº 10.097/2000 e Decreto nº 5.598/2005 e suas características especiais. Direitos trabalhistas e previdenciários; Segurança no trabalho e higiene; Prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalhador.

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

As normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho; O que são as NR’s; Conteúdo geral da NR’s; NR 24 – Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho; NR 6 – equipamentos de proteção individual e coletiva; Direitos e deveres de empregadores e de trabalhadores em relação à segurança e saúde no trabalho; Prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; Controle médico de saúde ocupacional; Controle dos riscos ambientais; Ergonomia; Higiene e conforto nos locais de trabalho; Programa de alimentação do trabalhador; Gestão de segurança; CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; PCMSO – Programa de controle médico e saúde ocupacional; Trabalho do menor e da mulher.

DIREITO HUMANOS - ORIENTAÇÃO SEXUAL RAÇA ETNIA IDADE CREDO RELIGIOSO E OPINIÃO PÚBLICA

Teoria dos direitos fundamentais. 1 Caracterização, conceito, natureza e universalidade dos direitos fundamentais. 2 As gerações dos direitos fundamentais. 3 Tipologia dos direitos fundamentais. 4 Alguns direitos fundamentais. 5 A proteção dos direitos fundamentais  no direito internacional e no HE direito interno. As garantias constitucionais. Direitos constitucionais: Origem. Objeto. Método. Relações com disciplinas afins A Constituição de 1988.

EDUCAÇÃO FISCAL

Consciência  tributária como prática de cidadania; Gestão de recursos públicos; Relação estado x cidadão; Controle social. ICMS, nota fiscal, tributo, imposto, cupom fiscal, bens público, os três poderes (legislativo, judiciário e executivo), planejamento, organização, socialização.

FORMAS ALTERNATIVAS DE GERAÇÃO DE TRABALHO; RENDA COM ENFOQUE NA JUVENTUDE

Formas alternativas de geração de trabalho e renda com enfoque na juventude, Trabalho, Profissão, Valores, Atitude na empresa (adequação comportamental, observação, planejamento). Identificação de oportunidades econômicas. Organização de negócio,  Trabalho assalariado, trabalho autônomo, trabalho cooperado, terceirização, trabalho temporário, trabalho escravo, trabalho livre, comportamentos em situações formais.

EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO

Princípios e Direitos Básicos do consumidor; Direito a Proteção contratual Direito à prevenção e reparo de danos; Código de Defesa do Consumidor; Campo de Aplicação do Código de Defesa do Consumidor; Vulnerabilidade; Conceito de consumidor e fornecedor; Produtos e serviços; Práticas Abusivas; Identificação de práticas abusivas; Venda casada; Recusa às demandas dos consumidores; Ausência de orçamento; Ausência de prazo para cumprimento da obrigação do fornecedor; Produtos e Serviços sem especificação legal; Reajuste e aumento de preço; Cobrança indevida Importância de fase pré-contratual; Contrato de Adesão; Apresentação do Contrato; Cláusulas em destaque; Empréstimo e financiamento; Cláusulas abusivas. O que o jovem deve fazer para administrar o salário durante o mês. Consumo consciente.

INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO E O MUNDO DO TRABALHO; TRABALHO EM EQUIPE.

Conhecimento de práticas do mundo do trabalho; empregador e empregado; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Livro ou Ficha de registro de empregados; Contrato individual de trabalho; jornada de trabalho; intervalos para descansos; intervalos para repouso ou alimentação; intervalo entre as jornadas de trabalho; repouso semanal; data de pagamento; gratificação natalina ou décimo terceiro salário; faltas justificadas ao serviço; férias. O contrato de aprendizagem; Lei nº 10.097/2000 e Decreto nº 5.598/2005 e suas características.

USO INDEVIDO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS

Adolescência e as drogas na atualidade. Drogas causas e consequências e jurisprudência. A família e as drogas. DSTs / AIDS / Aborto. Prevenção ao uso indevido de álcool, tabaco e outras drogas. Identidade. Direitos sexuais e direitos reprodutivos e relações de gênero na adolescência.

SAÚDE: SAÚDE SEXUAL, DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS.

Conscientização sobre o significado do termo Saúde e Qualidade de vida e os direitos individuais e o dever para o coletivo, também para o mundo organizacional e globalizado. Apresentando os benefícios da prática deste conceito na vida diária por meio de exercícios físicos, alimentação adequada, lazer, dos cuidados com o corpo, valorização da autoestima. Gravidez na adolescência. Métodos anticonceptivos. O corpo e a educação sexual (corpo humano, desejo, criação, história, educação sexual reprodutiva. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e relação de gênero).

SEGURANÇA PÚBLICA

A função maior do estado. O papel da sociedade na política de segurança pública; Programas de policiamento Comunitário. Breve comentário sobre Policia Federal é um órgão subordinado ao Ministério da Justiça, cuja função é exercer a segurança  pública para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. É instituída por Lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União. Policia Civil: denominação das instituições policiais estaduais do Brasil, responsáveis pelo apuramento das infrações penais e pelo exercício da policia judiciária. Policia Militar: As Policias Militares no Brasil são as 27 forças de segurança pública que têm por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no âmbito dos Estados (e do Distrito Federal). Subordinadas aos Governadores e são, para fins de organização, forças auxiliares e reserva do exercito Brasileiro. O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) é um órgão do Poder Executivo Estadual que fiscaliza o trânsito de veículos terrestres em suas respectivas jurisdições. Os Detrans são responsáveis pela avaliação da capacidade física, mental e psicológica dos candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Corpo de Bombeiros é um profissional que possui treino e equipamento adequado para apagar ou minimizar incêndios,resgatar pessoas em situações de perigo, salvaguardar bens materiais e nos desastres naturais. Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) é um programa de Governo Federal, para diminuir os indicadores de criminalidade nas regiões metropolitanas mais violentas do Brasil. O Pronasci contabiliza um total de 94 ações que envolvem a União, Estados e Municípios e a própria comunidade. Os conselhos comunitários de defesa social; A participação de instituições, agências, além das policias nas políticas de segurança pública.

PRESERVAÇÃO DO EQUILÍBRIO DO MEIO AMBIENTE

O homem e o meio ambiente. Ações para proteção de meio ambiente. O que devo fazer? Biomas brasileiros / diversidade natural. Conduta ecológica – agente ambiental. Agente ambiental. Agenda 21 (Mundial infanto juvenil, nacional, carta da terra e local). Desenvolvimento sustentável. Envolvimento sustentável. Projetos ambientais. A água de cada dia. Sustentabilidade X homem. Pesquisas atuais de mudanças no meio ambiente e poluição. Mandamentos ambientais. Preservação e equilíbrio de meio ambiente.

Conteúdo Específico

COMPORTAMENTO ASSERTIVO

Como manter um comportamento adequado para com os clientes que frequentam os bares e restaurantes do hotel.

POSTURA

Abordagem da postura correta que o garçom deve manter perante os clientes e durante seu trabalho.

MISE IN PLACE

Como montar uma mise in place das mesas do restaurante.

O SERVIÇO

Como servir adequadamente os clientes de bares e restaurantes.

BARMAN

Como preparar e servir drinks e coquetéis nacionais e internacionais.

INTRODUÇÃO A SOMMELIER

Abordagem inicial sobre vinhos e como servi-los.