Quem Somos

A Casa do Menor Trabalhador foi idealizada em 1987, quando a mística da Pastoral do Menor (que coincide com a de São Vicente de Paulo) cresceu com o tema da Campanha da Fraternidade daquele ano, “…Quem Acolhe o Menor a mim Acolhe…”.

Conhecedora do trabalho realizado em Natal, por duas Filhas da Caridade: Irmã Lúcia Montenegro e Irmã Hilda Saldanha, a então Provincial Irmã Heloísa Maia, doou parte do terreno do Externato Dom Marcolino Dantas, para a construção da casa que serviria de apoio ao trabalho com meninos de rua.

 Com a ajuda de Dom Eugênio Sales, se conseguiu verba junto ao Governo Federal, para erguer o núcleo inicial da Casa. Hoje, acrescido em mais de 90% de área construída.

A Obra vem funcionando regularmente desde 5 (cinco) de Outubro de 1987 (mil novecentos e oitenta e sete), quando foi inaugurada.

Inicialmente, a CMT contava com o ensino regular fundamental, oficinas que ofereciam conhecimentos em pequenos ofícios como: fabricação de vassouras, tecelagem, com fabricação de redes, marcenaria, panificação, pintura, entre outros. Chegando a comportar mais 800 alunos.

Hoje, a instituição conta com o Ensino Fundamental Regular de Tempo Integral, em que a criança recebe todo apoio pedagógico de aprendizagem e realiza três refeições diárias. Destarte, ainda contamos com a Pré-Formação Profissionalizante para jovens com idade entre 16 a 22 anos, onde os mesmos são inseridos no mercado de trabalho. Contamos com os Cursos de Assistente Administrativo, Recepcionista de Hotel, Garçom e Auxiliar de Limpeza Urbana e Ambiental. Por ano, capacitamos cerca de 1.500 (mil e quinhentos) jovens.

Nossa Fundadora

IRMÃ LÚCIA MONTENEGRO

lucia

Nome Civil: Maria Lígia de Souza Montenegro
Como Religiosa: Irmã Lúcia Montenegro
Naturalidade: Quixadá/CE
Nascimento: 12/02/1925
Formação: ■ Magistério/CE  ■ Serviço Social/São Paulo  ■ Mestrado em Sociologia-UFPE

  • 1961-1981

    Professora de Metodologia do Serviço Social na UFRN –  Centro de Ciências Sociais – Curso de Serviço Social.

  • 1981-2002

    Professora de Sociologia no Seminário S. Pedro em Natal – Atividades na Área Social e Políticas Públicas de Assistência.

  • 1961 a 1987

    Coordenação Serviço Ampliação da Casa da Criança de Morro Branco.

  • Década de 80

    Atuação na Pastoral do Menor a Nível de Arquidiocese. Militância a serviço da implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Presidente do 1° Conselho Municipal (de Natal) de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

  • Depois

    Membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Membro do Conselho Municipal e do Conselho Estadual de Assistência Social, Membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar.

  • 1987

    Em terreno cedido pela Comunidade de S. Vicente de Paulo, construção da Casa do Menor Trabalhador, inaugurada em 1988. Objetivo: Acolher crianças e adolescentes de rua, trabalho já iniciado em 87 e motivado pelo Lema da Campanha da Fraternidade do ano: “Quem acolhe o menor, a mim acolhe”.

  • Ainda na década de 80

    Trabalho Social em 02 favelas de Natal: Dix-Sept Rosado, DETRAN com construção de 02 Capela-Escola.